Não sei qual o nível de entendimento de vocês com algumas ferramentas da internet, mas eu só sei mexer no básico e ponto final. Ou seja, rede social, world e pesquisas online, passou disso já complica, e muito, minha cabeça. Quando decidi que minha loja de roupas física passaria a ter também uma loja online, tive que pesquisar sobre diversas ferramentas. Tudo foi novidade.

Descobri que inicialmente eu ia precisar de uma plataforma e-commerce, o que me ajudaria desde a criação até a colocar os valores nas peças e a controlar o estoque. Fui atrás de muitas agências, conversei com diversas pessoas, até que uma conseguia “encher meus olhos” e, finalmente, fechei contrato. Eles começaram a fazer todos os tipos de serviços que contratei, tudo bem feito, etc.

Após essa etapa, que demorou um tempinho, utilizei o site, tinha um retorno satisfatório, mas eu queria que as vendas aumentassem, pois na atualidade as redes sociais (facebook e instagram) estão tomando conta e deixando os sites um pouco de lado. Minhas vendas são feitas, também, pelas duas redes sociais citadas, mas eu desejava que o site continuasse e, para isso, eu precisava de mais acessos.

Numa conversa informal com um grupo de amigos, um deles me contou que existia SEO agencia, ficou perdido? Calma, eu também tinha ficado não imaginava o que isso significava. Depois de uma longa aula consegui começar a entender melhor sobre os benefícios. Depois aprofundei a pesquisa pela internet e me interessei mais ainda, foi onde acabei contratando uma empresa para realizar esse tipo de trabalho.

Então o que é SEO? O SEO (Search Engine Optimization), é uma ferramenta para a otimização de sites, ou seja, um trabalho que ajuda a aumentar os acessos do seu site através de estratégias. Mas como isso é feito? As agências usam técnicas que permitem que seu site melhore o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (um exemplo desse mecanismo de busca: o Google).

Ou seja, resumindo, o SEO é uma ferramenta para melhorar o tráfego do seu site, já que hoje em dia estão surgindo cada vez mais sites. O SEO faz com que as palavras-chaves sejam usadas de forma correta, para quando um usuário procurar algo na web a sua página ser prioridade para ele, trazendo assim mais clientes. Esse é mais ou menos o trabalho de uma agência de SEO.

Nessa minha longa busca por uma agência, eu conheci a Thunder Mustard, que é especializada em SEO e vai ajudar seu negócio a decolar. O que mais me deixou satisfeita foi a atenção que recebi, em vista que eu não entendia quase nada (só o que meu amigo havia me explicado) e precisava saber cada detalhe, até porque não tem como gastar dinheiro hoje, em meio a essa crise, em vão. Aí que está, não gastei dinheiro, eu investi e estou tendo esse retorno. Obviamente que não vai vir em 1 ou 2 dias, tem gente que quer ver resultado imediato, mas estou satisfeita com os resultados positivos.

Entrei no site e achei de cara um espaço onde eles “estudam seu caso”, você preenche um formulário, eles analisam seu negócio e recebe um relatório de como o SEO vai te ajudar. É super rápido e gratuito (o que muito interessa, não custa nada enviar).

E vale lembrar que se você já tem uma equipe técnica ou site pronto, eles realizam a Consultoria SEO. Essa consultoria conta com relatórios, auditoria do site, dicas para que você tenha melhorias, monitoramento dos resultados, etc. Outra coisa interessante que descobri por lá foi o “Gerenciamento de reputação online”, jura que isso existe? Sim, existe e é importante. O papel  desse gerenciamento é pesquisar sobre a reputação da sua marca diante dos usuários. Todos nós sabemos o quanto isso é importante para a evolução de qualquer empresa, se algo não está indo bem as pessoas vão comentar e nós precisamos agilizar para reparar esses problemas, ou tudo pode ir por água abaixo.

A dica é que se você tem, ou pretende ter um negócio online, ou divulgar sua marca na internet, pesquise sobre todos os tipos de ferramentas que podem lhe trazer benefícios. Ter algo online parece muito fácil e simples, mas pense que sempre vai ter empresa disputando com você e ela pode estar na sua frente por conta de algo que você nem sabe que existe. Não perca tempo e corra atrás do que pode te beneficiar como eu já citei acima. Não é gasto, é um investimento que, obviamente, você terá retorno.