Emagrecer é o desejo de muita gente, mas nem todo mundo tem essa facilidade. Muitas pessoas não conseguem parar de comer besteiras, outras não gostam ou não tem tempo de ir a academia, e acabam esquecendo de cuidar do corpo e da saúde. Esse é um dos grandes erros: achar que emagrecer é um processo fácil.

 

Antes de fazer qualquer dieta ou exercício, primeiro você precisa entender que emagrecer é um processo complicado. Não é impossível, mas precisa de muito foco e dedicação. Então, coloque na sua mente que você precisa mudar hábitos e se adaptar com coisas novas. Não é fácil, mas é prazeroso no final de tudo.

 

O objetivo deste post é ensinar a você a como como emagrecer com saúde e de uma forma que você não se sacrifique tanto, ou seja, não é necessário que você corte todos os tipos de alimento da sua vida e só beba água. Isso é furada, até porque, vai ter uma hora em que você vai querer comer tudo de novo, porque só liquido não sustenta nosso corpo. Aí, quando você voltar a comer coisas sólidas, já era. Vai querer comer tudo que vê pela frente, pois vai parecer que sua fome aumentou 30 vezes mais. Não é isso que você quer, né¿

 

De fato, você só precisa de ação, foco e não desistir no primeiro obstáculo. É um trabalho difícil que requer tempo, dedicação e disciplina. Se for feito de maneira correta, você pode alcançar seu objetivo tranqüilamente em pouco tempo e melhorar sua saúde de forma exponencional.

 

Outra coisa que você deverá esquecer, são essas dietas malucas que prometem perder muitos quilos em pouquisismos dias. Isso não faz o menor sentido. Até porque, você terá que cortar tudo do seu cardápio. Essas dietas até funcionam, justamente por ter que cortar muita coisa da alimentação, mas assim que a dieta acabar, logo logo você vai estar comendo tudo de novo. Nada que é radical, é saudável.

 

De que adianta você cortar a gordura por 7 dias, para conseguir perder 15kg, mas voltar a comer tudo de novo no 8º dia¿ Você acha realmente que seu corpo vai manter do jeito que estava¿ Claro que não. Além de você recuperar todo o peso perdido, com ele também virão estrias e uma pele flácida. E isso são coisas que a gente quer abominar do mundo. Então, primeiro passo: esqueça essas dietas.

 

O nosso objetivo aqui é que você se reeduque. Por isso, o processo é longo. É claro que você vai conseguir ver resultados no seu corpo em pouco tempo, mas de fato, só conseguirá alcançar seu objetivo depois de um certo tempo. Mas não fique ansioso subindo na balança todos os dias para verificar se emagreceu ou engordou. O ideal é que você se pese uma vez na semana, sempre no mesmo horário e, se for mulher, levar em consideração se está no período menstrual, porque é normal estar um pouco mais inchada nessa época.

 

Uma das coisas importantes a fazer nesse período é ter horários regulares para comer. Seu corpo precisa aprender qual é a hora de dormir, acordar e de comer. Isso, com certeza, fará com que ele tenha um funcionamento melhor e irá evitar que você sinta fome freqüentemente e aquelas idas noturnas a geladeira, que são as que mais engordam.

Além disso tudo, também é preciso que você descanse, pelo menos 8 horas por noite, para dar um ânimo no dia seguinte para cumprir seus compromissos e fazer mais exercícios. Por isso, experimente colocar um alarme no seu celular de 3 em 3 horas para que você possa comer alguma coisa e não sentir fome.

 

Outra coisa importantíssima é beber muito liquido durante o dia. Isso ajudará a diminuir sua fome e a retenção de líquidos porque quanto mais você bebe água, mais seu corpo produz urina e quanto mais você urinar, mais toxinas que prejudicam o emagrecimento saem do seu corpo. O que fica na sua alimentação é água, água de coco, sucos naturais sem açúcar e chás sem açúcar. O que sai são refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e bebidas alcoólicas.

 

Fazer algum tipo de exercício também é essencial pra emagrecer. O tipo do exercício não é o mais importante e sim aproveitar todas as chances e tempo livre que você tiver, para conseguir fazer qualquer coisa para queimar as calorias. É imprescindível que você pratique exercícios umas três vezes na semana. Além de outras coisas que você pode fazer durante o seu dia a dia, que pode fazer toda a diferença.

 

Subir escada ao inves de elevador, é uma ótima opção. Descer um pouco antes do trabalho, da escola ou faculdade, e caminhar o restante do percurso, também é bom. Sair para um passeio de 10 minutos depois do almoço e levar seu cachorro para passear a noite também são alguns métodos que você pode fazer durante o seu dia.

 

Se você quiser aumentar o gasto de energia, tente fazer algumas caminhadas de pelo menos 30 minutos, 3 vezes na semana, pois esse é um dos melhores exercícios físicos para conseguir perder peso. Mas é importante que você continue fazer alguns exercícios de resistência, para complementar o seu treino.

 

Como falei anteriormente, aquelas dietas que cortam todos os alimentos não são saudáveis. Tem algumas que cortam o carboidrato e fazem com o que o peso aumente todo novamente depois. Assim, as melhores dicas são preferir leite desnatado, comer frutas durante o dia, comer salada crua antes do almoço, adicionar sementes nos sucos como linhaças e escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição.

 

Mesmo que você coma em pequenas quantidades por dia, as frutas e os legumes fornecem muita fibra para o seu corpo. Por isso, é fonte de saúde e lógico, ajuda a emagrecer e perder barriga com saúde.

 

Sabe uma coisa super importante nesse processo de reeducação alimentar¿ Não ficar com fome. Pois é. Fazer pequenas refeições de três em três horas é fundamental. Pode parecer um pouco exagerado, mas pode crer que a fome não aparece. Dessa forma, a quantidade de comida que você come por refeição, vai diminuindo e, conseqüentemente, o seu peso também.

 

Coloque alguns lembretes no seu celular ou na agenda, para que você se lembre de comer de três em três horas. Tenha sempre algum alimento na sua bolsa, como castanhas frutas, frutas secas ou qualquer lanche mais fácil (e saudável, claro). Uma fruta e uma bolacha sem recheio já é um lanche bom. Ou um iorgurte desnatado e pão integral com manteiga.

 

Outra coisa legal é temperar sua comida com ervas. Óleo e sal não dão sabor aos alimentos, mas as ervas sim. Pode usar e abusar delas. Ao contrário do que você deve fazer com as frituras. Ao invés de atacar as frituras assim que você chega em casa com fome, opte por alimentos assados ou cozidos. É muito mais saudável.

 

Consuma alimentos que queimam gordura, como o chá de hibisco, lichia, farinha de amora e etc. Alimentos que desincham também são ótimos, pois eles possuem ômega 3, como o salmão, atum, sardinha, linhaça, castanhas. Eles contribuem para o emagrecimento devido a sua ação antiinflamatória.

 

Alimentos ricos em fibra são excelentes poiis eles proporcionam uma maior saciedade, conseqüentemente, a fome demora mais tempo para aparecer, o que ajuda com que você perca peso. As principais fontes de fibra são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, cevada e aveia. Também consuma alimentos com ação termogenica pois eles estimulam a maior queima de calorias. Pimenta, chá verde, canela, gengibre e café estão nessa lista. Pode tomar à vontade.

 

Invista nos chás que te ajudam a emagrecer. Eles são ótimos. O chá verde, chá preto e o chá de canela estimulam a queima calórica. Enquanto o famoso chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada no seu abdômen. Também diminua o consumo de açúcar e sal. Eles são vilões para que quer perder peso com saúde. O sal é a principal fonte de sódio que em excesso no seu corpo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de liquido.

 

Já o consumo exagerado de açúcar se transforma em acumulo de gordura, principalmente na região da barriga. Alimentos fontes de carboidratos simples são ricos em açúcar. São eles: açúcar de adição, refrigerantes, doces, pães, massa e bolos. Também fique longe de gorduras trans. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em alguns biscoitos e sorvetes, bolos industrializados, entre outros. E ele ainda age aumentando os triglicérides que podem ser armazenados no tecido adiposo.

 

Agora você já sabe como fazer para perder peso com saúde. Faça sua dieta, volte a academia e faça algum exercício durante a semana. Não desista. Quando tiver recaídas, tudo bem, é normal. O mais importante é que você volte com o foco e continue tentando alcançar o seu objetivo.

 

O mais importante disso tudo é cuidar da sua saúde, do seu corpo e da sua mente. Quando você consegue cuidar dos três, tudo melhora. Você fica mais alegre, mais disposto, mais seguro e mais confiante.